Violência Doméstica

A Violência Doméstica é um fenómeno transversal que pode ocorrer em diferentes contextos, independentemente da idade, classe social, meio cultural ou região. Embora exercida maioritariamente sobre as mulheres, pode atingir também pessoas particularmente vulneráveis, pessoas idosas, imigrantes, jovens, pessoas com deficiência, etc.

A Violência Doméstica pode manifestar-se de diferentes formas. Ao longo do tempo, a gravidade e a intensidade da violência tende a aumentar.


Violência Emocional e Psicológica


 A Violência Emocional e Psicológica é um conjunto de acções, comportamentos e afirmações que podem afectar a auto-estima e o sentido de auto-valorização da vítima. A ameaça, a intimidação e a coação são também estratégias que se incluem neste tipo de violência e que colocam a vítima num contexto de tensão, isolamento e violência iminente.




Violência Física


A Violência Física consiste no uso da força física com o objectivo de ferir ou causar dano físico (empurrar, dar estaladas, murros, pontapés, apertar o pescoço, bater com a cabeça da vítima na parede, puxões de cabelos, entre outros).




Violência Sexual


A Violência Sexual consiste em impor práticas de cariz sexual contra a vontade da vítima.


A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É CRIME!


O Código Penal Português prevê e pune os crimes de violência doméstica. Tratando-se de crime público, o procedimento criminal não depende de queixa por parte da vítima, bastanto uma denúncia ou o conhecimento do crime para que o Ministério Público dê início ao processo. O procedimento criminal inicia-se com a notícia do crime e pode ter lugar através da apresentação de queixa por parte da vítima ou da denúncia do crime por qualquer outra pessoa ou entidade. As denúncias podem ser feitas na PSP, GNR, PJ, Instituto Nacional de Medicina Legal ou directamente no Ministério Público. Quem agride não pode ficar impune, deve ser responsabilizado/a e condenado/a pelos crimes cometidos.



Para que se faça justiça e para que se salvem vidas é necessário denunciar!

800 202 148 ou 144
é gratuito, confidencial e anónimo...




2 comentários:

  1. Infelizmente, é uma das realidades na nossa sociedade... Basta!
    Continuem com o bom trabalho, ficarei atento a novos posts.

    P.M.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer tipo de violência não é aceitavel,é um abuso,seja ela,psicologia,ou fisica...
    Estes abusos,para mim são crimes,e acho que voces ao alertarem as pessoas com posters e divulgaçoes variadas,alertam,sempre nem que seja um,esse é a semente para transmitir a sociedade que alguma coisa esta mal e temos que combater este problema...
    Para,alargar o vosso projecto acho que deveriam fazer um evento que afecta-se uma grande parte de pessoas,começando na vossa universidade,alargando para escolas e depois chegando a casa de todos que é esse oobjectivo...

    ResponderEliminar